Esta atividade tinha como objetivo escolhermos um programa televisivo e criarmos duas atividades que pudessemos elaborar em aula com os alunos.
O programa que escolhemos foi a Carrinha Mágica e o episódio - Mostra e Explica
Este blogue destina-se à publicação de trabalhos elaborados por nós na unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
domingo, 15 de dezembro de 2013
Jogo - Caça aos Antónimos
Infelizmente não conseguimos colocar aqui o nosso produto final do jogo, contudo o mesmo foi enviado por e-mail para a professora Maria Rosário Rodrigues
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
terça-feira, 15 de outubro de 2013
sábado, 12 de outubro de 2013
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Jogo Educativo - Pesca de Letras
Aqui fica uma breve descrição do jogo escolhido por nós, qual a intencionalidade educativa e quais as aprendizagens esperadas com a utilização deste jogo
Jogo Educativo
Jogo Educativo
O nome do jogo: Pesca de letras
Intencionalidade educativa/Aprendizagens esperadas: Uma das aprendizagens esperadas é que as crianças consigam encontrar as diferenças existentes nas palavras, entre a escrita e a oralidade, ou seja a diferença entre a entoação e a escrita, sendo esta uma dificuldade muito frequente que as crianças nesta faixa etária atravessam. Têm também que saber identificar as letras que vão flutuando para conseguirem construir a palavra corretamente.
Público-alvo: 2º ano
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Blogue
Nesta publicação apresentamos uma breve definição do que é um blogue e quais as utilizações educativas que este pode ter.
1. Definição de blogue.
Segundo Maria João Gomes, pensa-se que a palavra blogue surgiu em 1997 por Jorn Barger tendo origem na abreviatura weblog. Um blogue é uma página na Web que deve ser atualizada sistematicamente através de mensagens, vulgarmente denominadas de “posts”, podem incluir imagens, textos, links, vídeos, entre outros. Tem uma estrutura ascendente, ou seja, as mensagens mais recentes podem ser lidas em primeiro lugar. Estes blogues podem ser construídos consoante o gosto pessoal e a finalidade dos mesmos, deste modo existe uma enorme variedade de temas. Cada autor pode definir a sua privacidade da forma de pretender, mantendo o blogue público ou privado para um determinado grupo. “É deste modo possível criar blogs de leitura exclusiva do seu autor ou dos internautas que este decidir autorizar” (Gomes, Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica, 2005, p. 312) . Um blogue pode ser utilizado para exprimir diversas opiniões, sentimentos, gostos, partilhando conhecimentos, ideias ou até mesmo dúvidas acerca de um determinado tema.
2. Utilizações educativas nos blogues.
Ao longo do tempo, “ (…) os blogues têm vindo a ser objecto de atenção nas comunidades escolares e educacionais, despertando o interesse de professores, alunos e investigadores educacionais” (Gomes & Lopes, Blogues escolares: quando, como e porquê?, 2007, p. 117) . Segundo Maria João Gomes, são várias as finalidades que este pode conter, entre elas, o blogue é um espaço onde se pode aceder a diversos temas com enquadramentos curriculares onde existe informação com nível científico e apropriado. O professor pode também colocar informação que na sua opinião é pertinente para a aprendizagem dos seus alunos, pode utilizar diferentes materiais sobre a matéria lecionada. Outra das utilizações dos blogues é um espaço de debate onde se discute variados temas entre grupos ou até mesmo entre turmas. É também utilizado como blogue coletivo, onde todos os alunos podem dar o seu testemunho, opiniões ou ideias, explicitando a sua própria realidade cultural. Desta forma, fomenta a integração dos alunos pertencentes a uma determinada minoria, como também integra um determinado aluno que não pode estar presente, por exemplo no caso de uma doença.
Referências Bibliográficas
Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. In SIIE05: actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.
Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê? In “Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos”. Setúbal : Centro de Competência CRIE (pp. 117-133). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)